Associação Brasileira de Piano Colaborativo

A ABPC foi fundada em assembleia realizada em 11 de julho de 2021, no VIII Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba, em plena pandemia, em reunião através de plataforma digital, tendo como primeira diretoria a presidente Regiane Yamaguchi, vice-presidente Gisele Mota-Pires, secretários Elisama Gonçalves e Hamurábi Ferreira, e tesoureiro Taiur Fontana e Luciano Azevedo. Desde então, são realizadas entrevistas, recitais online, compartilhamento e troca de ideias com outras associações ao redor do mundo, inclusive obtendo isenção de taxas ou descontos para alguns eventos internacionais, tanto dos EUA, quanto da Europa.

Nossa motivação foi perceber como em todo o Brasil, e também fora dele, existe uma necessidade e vontade coletiva de unificar ideias, organizar e regulamentar aspectos de nossa atuação, de gerar material, falar sobre nosso status no meio musical, discutir sobre falta de conhecimento das habilidades do pianista colaborador e a necessidade de divulgar essas particularidades entre musicistas pianistas e não pianistas.

Nosso objetivo é possibilitar o compartilhamento de conhecimentos, de ideais, ideias e experiências e na busca de aprimoramento e difusão dessa área de atuação, por meio de acesso a conteúdos informativos e bibliográficos, reuniões, discussões, encontros, fóruns, recitais, conversas e entrevistas. Também objetivamos organizar e elaborar parâmetros sobre aspectos da atuação profissional do pianista colaborador sempre por meio de uma construção coletiva de conhecimento.

Se você ainda não é associado, associe-se, e faça parte desse movimento histórico da primeira associação nacional de pianistas, que reúne profissionais e estudantes num coletivo que fomente o profissionalismo, cultive a parceria e a empatia, compreende as sutilezas da atuação em grupo e do fazer arte em conjunto, enfim, características que integram o mundo multifacetado do piano colaborativo.

Diretoria da ABPC

Diretoria

Regiane Yamaguchi

Vice-Presidente

Elisama Gonçalves

1a. Secretária

Hammurabi Ferreira

2o. Secretário

Luciano Azevedo

1o. Tesoureiro

Taiur Fontana

2o. Tesoureiro

GISELE PIRES DA MOTA

Doutora em Piano Performance- Piano Colaborativo e Música de Câmara pela Florida State University (EUA) e pós doutora em música contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal), Gisele Pires Mota possui mestrado em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás sob orientação de Lúcia Barrenechea e especialização em Performance Pianística pela Universidade de Brasília como aluna de Elza Kasuko Gushikem.

Participou de cursos e master-classes com Margot Garret, Warren Jones, Simone Dinnerstein, Moura Castro, Sergei Dukachev entre outros. Já se apresentou com instrumentistas e cantores dos EUA, Hungria, Áustria, Korea, França e Porto Rico. Versátil, também realizou turnê de  solo com repertório polonês e brasileiro em Lisboa,  Paris, Madrid e Berlim. 

Foi pianista em óperas no Brasil e nos Estados Unidos tais como La Boheme, Cavalleria Rusticana, Dido e Eneas, Don Pasquale e Mikado, opera workshops e em peças de teatro. Também atuou como pianista por vários nos do Coro Sinfônico Comunitário  de Brasília além de  diversos outros coros de Brasília. 

EM 2014 lançou o CD “Luz e Névoa – Canções de Câmara de Alberto Nepomuceno” com o tenor André Vidal sendo este o primeiro registro somente com canções em português do compositor. Lançamento foi feito em vários do Brasil, tais como Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo e Brasilia. Foi professora convidada no Curso de Verão de Brasília – Civebra, Encontro Internacional de Piano de Piracicaba e Festival Crescendo  em Portugal. 

Como pesquisadora, faz parte do Grupo de Pesquisas do CNPQ “APHECAB” investigando no acervo de Hermelindo Castello Branco o repertório cancional produzido por compositoras brasileiras. Tem desenvolvido estudos e publicado artigos sobre a inter-relação entre poesia e música e sobre formação e mercado de trabalho do pianista.

É professora de piano, música de câmara e piano colaborativo no Departamento de Música-UNB, além de coordenadora do Laboratório de Pesquisas Pianísticas (LPP) com ênfase na pesquisa do repertório brasileiro de compositoras brasileiras para piano solo,e música de câmara instrumental e vocal. 

É fundadora e atual presidente da Associação Brasileira de Piano Colaborativo- ABPC.

REGIANE YAMAGUCHI

A pianista, professora e pesquisadora Dra. Regiane Yamaguchi acumula prêmios e performances nacionais e internacionais. É doutora pelo renomado Cleveland Institute of Music em Piano Colaborativo e mestre em Performance e Pedagogia do Piano pela Penn State University, ambas nos EUA. Na Europa, especializou-se em piano na Hochschule für Musik Karlsruhe (Alemanha) e é bacharel em piano pela Unicamp. 

Foi premiada por dois anos consecutivos tanto no “CIM Darius Milhaud Competition” quanto no “Penn State Graduate Exhibition” (EUA), e no Brasil acumula prêmios em concursos de piano e de música de câmara nacionais e internacionais, além de atuar intensamente como pianista camerista. 

Foi solista no prestigioso Carnegie Hall junto ao maestro Dr. Vladimir Silva e o Coro de Câmara de Campina Grande. Foi solista com a Orquestra Sinfônica de Campinas, CIM New Music Ensemble, Penn State Graduate Quartet e CIM Percussion Ensemble. Atuou com a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e com a Orquestra Sinfônica da UFRN. 

Foi professora por quatro anos do festival Summer Music on the Shannon (Irlanda) e participou de inúmeros importantes festivais como Aspen Music Festival(EUA), Festival de Inverno de Campos do Jordão, e Oficina de Música de Curitiba. 

Atuou como artista convidada e professora de várias versões do Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba, Festival Internacional de Música de Campina Grande, da Semana da Música do IFPE, além de inúmeros Encontros e eventos da UFRN e da UFCG. Seus trabalhos acadêmicos já foram publicados no Brasil, EUA e pela editora alemã Springer. Regiane já atuou como professora na Penn State University e na Case Western Reserve University (EUA), e na UFRN.  

Foi pianista colaboradora no CIM, trabalhou no Festival de Música de Londrina nas classes de Zwinglio Faustini e Niza Tank, e nas classes deste e de Adriana Kayama na Unicamp. 

Já foi aprovada como pianista de ballett do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, funcionária pianista da UFPB e da UFRN, tocou em inúmeros eventos de associações de instrumentistas e séries de música de câmara, e atualmente é pesquisadora de pós-doutorado em Portugal, na Universidade Nova de Lisboa, e professora de Piano e Co-repetição na Universidade Federal de Campina Grande. 

Junto ao trompetista Rudson Ricelli, forma o Duo Resound, que desenvolve trabalho de música brasileira tendo se apresentado recentemente na França, Alemanha, Portugal, e Brasil.

ELISAMA GONÇALVES

Docente da Escola de Música da UFBA e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA (PPGPROM). Doutora em Artes Musicais (Piano Colaborativo/Música de Câmara e Coaching Vocal) pela Challey School of Music, NDSU, Estados Unidos (2020). É Mestre em Música pela Universidade Federal da Bahia (2014) e graduada em Música pela UFBA (2011).

Tem atuado como camerista e coaching vocal em salas de concerto, festivais, produções de ópera e competições no Brasil, Argentina, Peru, Portugal e Estados Unidos.

Desde 2011, integra o corpo de servidores técnicos da Universidade Federal da Bahia no cargo de pianista colaboradora. Foi professora do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado da Bahia. É organizadora do livro Vamos ensaiar? Planejamento e metodologias de ensaio em música, lançado pela EDUNEB em 2023, coordenadora do curso de Extensão da UFBA “Dicção Aplicada ao Repertório Vocal” e pianista do Quinteto BR5.

HAMMURABI FERREIRA

Pianista paraibano, natural de João Pessoa. Graduado pela UFPB com o professor Dr. José Henrique Martins e Mestre em Piano/Criação Musical pela UFBA sobre a orientação da Dra. Beatriz Alessio. 

Foi pianista do Côro Sinfônico da Paraiba, dos madrigais da UFRN e UFBA, atuou como pianista das orquestras OSJPB, OSPB, OSRN, OSUFBA e OSBA. 

Como pianista colaborador atuou na UFRN, Conservatório Pernambucano de Música, UFBA e atualmente exerce suas funções na Universidade Federal de Campina Grande. Colaborou em produções das companhias de ópera: Associação Companhia de Ópera do Recife, da Associação Lírica da Bahia e Núcleo de Ópera da Bahia e como pianista residente de festivais e encontros. 

Obteve masterclasses de renomados pianistas como, José Alberto Kaplan, Paul Rutmann, Boaz Sharon, Miguel Angel Scebba, Maria Teresa Madeira, Ricardo Ballesteros, entre outros.

LUCIANO AZEVEDO

Pianista, bacharel(2008) e mestre(2022) em Música pela UFBA. Servidor técnico em Música-Pianista na Universidade Federal do Piauí, na qual colabora com alunos, professores e convidados nas atividades de ensino e extensão.

Entre seus trabalhos mais recentes como pianista colaborador, destacam-se participações em festivais: FEMACO, SEMANA DA VOZ, ENCONTRO DE CORDAS E TECLAS, montagens de CARMINA BURANA, LEONOR( ópera ), As 4 ESTAÇÕES para a escola estadual de dança Lenir Argento, Curso de Saúde e Técnica Vocal para cantores( Secult-Piaui) ministrado pela profa. Maristela Gruber( Brasil-Espanha), Brasilidades- música para voz e piano, com as cantoras Késsia Lopes e Mísia Tavares.

Participa como pianista convidado do Madrigal Vox Populi e da Secretaria de Justiça do Piauí.

Atua também no segmento de música popular, colaborando com importantes nomes da música piauiense como Carol Costa, Luana Campos, Soraya Castelo Branco, Sérgio Matos e Flávio Moura.

TAIUR FONTANA

O pianista Taiur Fontana é natural de Ijuí – RS, atua como solista, camerista e professor de piano. Ingressou no curso de Bacharelado em Piano na Universidade Federal de Santa Maria no ano de 2005 estudando sob orientação da Prof.ª Dra. Claudia Deltrégia. A partir do segundo semestre de 2007 teve como orientadora a Prof.ª Dra Silvia Hasselaar. 

Em 2008 foi premiado em competição nacional de piano, em 2010 iniciou o mestrado em práticas interpretativas em piano na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tendo como orientador o Prof. Dr. Ney Fialkow. Também aperfeiçoou-se com os pianistas: Guigla Katsarava (Geórgia/França), Enrique Graf (Uruguai/EUA), John Solomons (EUA), Cinzia Bartoli (Itália), Giuseppe Lupis (Itália/EUA), Fanny Solter (Brasil/Alemanha), Marina Lomazov (Ucrânia/EUA), Gilberto Tinnetti (Brasil), Flávio Augusto (Brasil) e Eduardo Monteiro (Brasil – USP). 

Em julho de 2012 foi aprovado em primeiro lugar no concurso público para Pianista Correpetidor da Universidade Federal de Santa Maria, onde presta auxílio ao Departamento de Música em atividades de ensino e desenvolve atividades de consultoria, pesquisa, extensão. 

É membro da Comissão Artística da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e Supervisor de Estágio no Curso de Extensão em Música. Atualmente, cursa o Doutorado em Processos Criativos na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC).

ADRIANA AZULAY

Iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade, com a Profª Dóris Azevedo, onde concluiu em 1995 o 2º grau em piano pelo Conservatório Carlos Gomes. Participou de masterclasses com Daniel Schene, Frederich Moyer, Elzibieta Sternlich, Achille Picchi, Gilberto Tinetti, Arnaldo Cohen, Miguel Proença entre outros. 

Concluiu em 2000 o curso de Bacharelado em Música na classe da professora Glória Caputo, da Fundação Carlos Gomes / UEPA e desde então vem participando dos mais diversos concertos como solista e camerista, a exemplo dos Festivais Internacionais de Música, Encontro de Violoncelos da Amazônia, Festival de Ópera do Theatro da Paz. 

Concluiu com nota máxima o mestrado em Música de Câmara na Universidade de Karlsruhe (Alemanha), na classe dos professores Michael Uhde e Fany Solter. 

É doutora em Música de Câmara pela Universidade de Saarbrücken (Alemanha), pela classe da professora Tatevik Mokatsian. Membro da cadeira de nº 36 da Academia Paraense de Música. 

É integrante do “Sexteto de 7”, do Grupo “Câmera Brasil”, e do “Duo Irmãos Azulay”. 

É professora da Escola de música da Universidade Federal do Pará, das classes de Música de Câmera e pianista correpetidora, a qual foi diretora no biênio 2010- 2012. 

Atualmente está na Direção Geral do Instituto de Ciências da Arte – ICA, da Universidade Federal do Pará.

LUCIANA SIMÕES

Pianista, natural de Santos, possui título de Doutora em Collaborative Piano pela University of Southern Mississippi (EUA), título de Mestre em Collaborative Piano e Piano Performance pela University of New Mexico (EUA) e Bacharelado em Piano Erudito pela Faculdade Santa Marcelina (SP). 

Atua como pianista colaborativa desde 2008, tendo trabalhado na Academia de Ópera do Theatro São Pedro (SP), no Projeto Guri Santa Marcelina, e realizado diversos recitais de canto e piano e música de câmara no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha e Guatemala. 

Seus principais mentores são Dr. Michael Bunchman (EUA), Pamela Pyle (EUA) e Dra. Maria José Carrasqueira (BR).

LUCAS BOJIKIAN

Bacharel em piano pelo Instituto de Artes da Unesp, iniciou seus estudos de piano aos 5 anos de idade, na cidade de Bauru, SP.  Sua formação pianística contou com a orientação de Regina Damiatti, Eda Pinto, Neusa Maria Ferreira, Miriam Braga, Nely de Alencar, André Rangel, Marisa Lacorte e Luciana Noda(com quem iniciou um trabalho atualmente). 

Pianista versátil, tem experiências que incluem desde a atuação como pianista na formação de euritmistas e ensino de piano até atuações como correpetidor de óperas(incluindo as do prestigiado Festival de Ópera do teatro Amazonas) e musicais da Broadway, como pianista de ensaio e integrante da orquestra. 

Desde 2015, atua como pianista colaborador concursado do Departamento de Música da UFPB(Universidade Federal da Paraíba), onde tem realizado diversos recitais de música de câmara em colaboração com professores e alunos. Atualmente é mestrando da Universidade de Évora, em Portugal, tendo como orientadora a professora doutora Ana Telles.

NATHALIA KATO

Doutora em Piano Colaborativo pela University of Colorado Boulder, onde também concluiu seu segundo Mestrado. Ela também possui títulos da Universidade do Estado do Pará e Universidade Estadual de Campinas. 

Nathália participou de diversos masterclasses de piano e música de câmara com artistas renomados como Martin Katz e Warren Jones, e também foi contemplada por dois anos consecutivos com bolsa integral para participar do renomado Aspen Music Festival.  

Bastante ativa na área colaborativa, Nathália atuou como pianista preparadora em festivais de música e ópera no Brasil e EUA, musicista convidada da OSESP e Jazz Sinfônica de SP, e por 3 anos prestou serviços ao Theatro São Pedro em São Paulo. 

Nathália tem desenvolvido projetos pedagógicos que incluem palestras e masterclasses, gravações e outras colaborações com estudantes do Brasil e EUA. Atualmente, ocupa a posição de staff pianist da University of Wyoming e é membro do Duo Pragma com seu esposo, o violinista Andrew Giordano.

HILO CARRIEL

Pianista titular do Coral do Amazonas. Bacharel em Regência pela Universidade do Estado do Amazonas e Mestre em Regência pelo Peabody Institute of Johns Hopkins University. 

Dentre seus principais professores destacam-se Halina Kuushynchykava (piano), Eileen Cornett (piano colaborativo) e Marin Alsop (regência).  Atuou como pianista colaborador em diversas edições do Festival Amazonas de Ópera.

LUCIANA (DULY) MITTELSTEDT

Graduada em Educação Artistica com habilitação em Música pela Universidade de Brasília (2002) e em Música Sacra pela Faculdade Teológica Batista de Brasília (2008). Mestre em Musicologia pelo Programa de Pós-graduação em Música em Contexto, na Universidade de Brasília, sob a orientação da profa. Beatriz Castro Magalhães (2015). 

Vencedora do Concurso Pró-Música para Cordas em Juiz de Fora na Categoria de melhor Pianista Acompanhadora em 2001. 

Possui experiência na área de correpetição para instrumentação musical, canto erudito, canto coral, montagem de óperas e música de câmara. 

Já atuou como pianista acompanhadora dos Cursos Internacionais de Verão CEP/EMB desde 2006 e como pianista correpetidora do Coro Sinfônico Comunitário da UnB entre 2010 a 2015. 

Atualmente é professora efetiva do Núcleo de Correpetição da Escola de Música de Brasília, Pianista do Coral do Senado e está se especializando em Musicoterapia pela CENSUPEG. 

Participa ativamente do cenário musical da cidade, acompanhando diversos grupos, instrumentistas, corais e cantores. Gerencia seu próprio canal no YouTube, onde disponibiliza acompanhamentos para estudos de repertório erudito.