Associação Brasileira de Piano Colaborativo
A ABPC foi fundada em assembleia realizada em 11 de julho de 2021, no VIII Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba, em plena pandemia, em reunião através de plataforma digital, tendo como primeira diretoria a presidente Regiane Yamaguchi, vice-presidente Gisele Mota-Pires, secretários Elisama Gonçalves e Hamurábi Ferreira, e tesoureiro Taiur Fontana e Luciano Azevedo. Desde então, são realizadas entrevistas, recitais online, compartilhamento e troca de ideias com outras associações ao redor do mundo, inclusive obtendo isenção de taxas ou descontos para alguns eventos internacionais, tanto dos EUA, quanto da Europa.
Nossa motivação foi perceber como em todo o Brasil, e também fora dele, existe uma necessidade e vontade coletiva de unificar ideias, organizar e regulamentar aspectos de nossa atuação, de gerar material, falar sobre nosso status no meio musical, discutir sobre falta de conhecimento das habilidades do pianista colaborador e a necessidade de divulgar essas particularidades entre musicistas pianistas e não pianistas.
Nosso objetivo é possibilitar o compartilhamento de conhecimentos, de ideais, ideias e experiências e na busca de aprimoramento e difusão dessa área de atuação, por meio de acesso a conteúdos informativos e bibliográficos, reuniões, discussões, encontros, fóruns, recitais, conversas e entrevistas. Também objetivamos organizar e elaborar parâmetros sobre aspectos da atuação profissional do pianista colaborador sempre por meio de uma construção coletiva de conhecimento.
Se você ainda não é associado, associe-se, e faça parte desse movimento histórico da primeira associação nacional de pianistas, que reúne profissionais e estudantes num coletivo que fomente o profissionalismo, cultive a parceria e a empatia, compreende as sutilezas da atuação em grupo e do fazer arte em conjunto, enfim, características que integram o mundo multifacetado do piano colaborativo.
Diretoria da ABPC