Membros Honorários

Ricardo Ballestero

Socixs Honorarixs são pianistas que tenham contribuído de forma relevante para a área de piano colaborativo e para a profissão de pianista colaborativo, bem como no ensino. 

Temos a alegria  de termos Ricardo Ballestero @ballestero_ricardo entre nossxs primeirxs homenageadxs.

Nascido em São Paulo, Ballestero atuou como professor na Universidade de Colorado-Boulder e ministrou master classes e palestras na Universidade de Indiana (Bloomington), University Musical Society da Universidade de Michigan, Conservatorio Joaquín Rodrigo de Valência (Espanha), Universidad Nacional de Tucumán (Argentina) bem como em várias universidades e escolas de música brasileiras.

É Doutor em Música pela Universidade de Michigan, onde estudou Piano Colaborativo e Música de Câmara com Martin Katz. Foi integrante da Houston Grand Opera Studio em 2003-04, onde estudou regência com Patrick Summers.

Já colaborou com renomados instrumentistas como Ray Chen, Alex Klein, Kim Bak Dinitzen, Hansjörg Schellenberger, Atar Arad e Erling Blöndal Bengtsson. Colabora regularmente com as cantoras Adélia Issa e Kindra Scharich, o clarinetista Cristiano Alves, o violista Marcelo Jaffé e o violoncelista Antonio Lauro Del Claro.  Foi pianista ensaiador de cantores como Joyce di Donato, Richard Croft, Franz Grundheber, Maria Guleghina, e Paulo Szot e para regentes como Kurt Masur, Claus Peter Flor, Joseph Flummerfelt e Patrick Summers.

Ricardo Ballestero é professor na Universidade de São Paulo (USP), onde tem lecionado redução de partituras, repertório vocal para cantores, dicção lírica, piano colaborativo e música de câmara.

Marcos Aragoni

Socixs Honorarixs são pianistas que tenham contribuído de forma relevante para a área de piano colaborativo e para a profissão de pianista colaborativo, bem como no ensino. 

Temos a alegria  de termos@ entre nossxs primeirxs homenageadxs.

Pianista, natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais com sua mãe, ainda criança. Aos dezenove anos ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo, na classe da pianista Sônia Muniz, trabalhando sob sua orientação por vários anos. Nesta mesma instituição estudou com Marizilda Hein (música de câmara) e com outros renomados mestres. 

Cursou Bacharelado em piano na Faculdade Mozarteum de São Paulo. Se apresentou em master classes, seminários e cursos de aperfeiçoamento com renomados professores de piano, cravo e musicologia. Participou  diversos cursos e festivais no Brasil e nos Estados Unidos, se especializando em música de câmara e correpetição.

Foi pianista e organista na Igreja de Santo Augustinho em Hartford, EUA, onde participou de cursos de aperfeiçoamento na Universidade daquela localidade.

Apresentou-se como solista, camerista e recitalista em várias salas de concertos do país (São Paulo, Minas Gerais, Belém, Rio de Janeiro, Fortaleza), além de atuar como pianista e professor em diversos festivais, entre eles: Festival Eleazar de Carvalho, Festival Música nas Montanhas, Festival de Ópera do Theatro da Paz e Concurso de Canto Bidu Sayão. Foi assistente de direção musical em musicais como Evita e Jesus Cristo Superstar, e nesse último atuou como maestro também sob a supervisão da Maestrina Vania Pajares.

Gravou a obra de canto  e violoncelo e Guerra  Vicente com Rose de Souza  e Raiff Dantas,  a fantasia concertante de Villa Lobos  com Fábio Curi , Cartas celestes 11 e Carta de Jerusalém De Almeida Prado com o núcleo  Hesperides das Américas para o álbum Materiales, além do ciclo completo das variações Para Cello e Piano de Beethoven,  com Rafael Cesário. Em 2015 foi convidado pelo pianista Cristian Budu à integrar o Grupo “Pianosofia” trabalhando o repertório camerístico com piano com jovens instrumentistas brasileiros. 

Tem atuado como solista, camerista e correpetidor no Brasil, EUA , Portugal e França. Desde 2004 atua como pianista preparador das Óperas no Theatro Municipal de São Paulo, e a partir de 2007 é pianista oficial Coral Lírico deste mesmo Teatro, sob a direção do Maestro Mario Zaccaro.

Lúcia Barrenechea

Sócixs Honorárixs são pianistas que tenham contribuído de forma relevante para a área de piano colaborativo e para a profissão de pianista colaborativo, bem como no ensino.

Temos a alegria  de termos @lucia.barrenechea entre nossxs primeirxs homenageadxs.

Lúcia  é professora titular de piano e música de câmara da UNIRIO, onde também atua no PPG em Música e no Mestrado Profissional. É Doutora em piano e pedagogia do piano na Universidade de Iowa, EUA, sob orientação de Réne Lecuona, mestre pela Universidade de Boston, EUA, na classe da prof Maria-Clodes Jaguaribe e bacharela pela UFG, na classe de Glacy Antunes. Foi por 12 anos professora de piano na EMAC-UFG.

Como solista e pianista colaboradora  participou de master classes de Caio Pagano, Yara Bernette, Homero Magalhães, Joseph Kalischstein, Menahem Pressler, Florence Kirsch, Julius Baker, Carol Wincenc e outros.

Atuando também  como solista,   apresenta-se regularmente concertos  como solista com várias orquestras brasileiras. Seu CD solo “Saracoteio – Piano Brasileiro” contém obras de compositores brasileiros.Fez estreias de obras para piano solo de compositores como Alexandre Schubert, Caio Senna, Dawid Korenchendler, Estércio Marquez Cunha, dentre outros.

Apresentou-se em Paris na I International Villa-Lobos Conference como recitalista e palestrante.  Publicou juntamente com Cristina Caparelli Gerling, o artigo “Villa-Lobos e Chopin: O Diálogo Musical das Nacionalidades”. 

Participou como pianista colaboradora e  como professora de várias edições do CIVEBRA  (Brasília) foi pianista camerista nos Festivais Internacionais de Flautistas da ABRAF e pianista convidada para tocar no V Encontro Internacional de Oboé e Fagote. 

Como camerista gravou o CD de obras para trio com piano, com a violinista Mariana Salles e o violoncelista Marcelo Salles, e o CD “Oboé do Brasil” do oboísta José Medeiros.

Foi indicada para o 26º Prêmio da Música Brasileira pela gravação em dois volumes de CD/DVD e Blu-Ray de “Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano”  com Hugo Pilger. 

Com o flautista Sérgio Barrenechea, forma o Duo Barrenechea possuindo 3 CDS.

Maria Teresa Madeira

Socixs Honorarixs são pianistas que tenham contribuído de forma relevante para a área de piano colaborativo e para a profissão de pianista colaborativo, bem como no ensino. 

Temos a alegria  de termos Maria Teresa Madeira @ entre nossxs primeirxs homenageadxs.

Desde o início, a intensa e multifacetada carreira musical de Maria Teresa Madeira encontra-se marcada por experiências importantes, seja no campo artístico, seja no campo acadêmico.

Entre sua formação como bacharel em piano pela Escola de Música da UFRJ e seu título de Mestre em Música pela Universidade de Iowa, nos EUA, teve a oportunidade de estudar com Anna Carolina Pereira da Silva, Heitor Alimonda, Miguel Proença, Arthur Rowe e Daniel Shapiro, além de Miriam Dauelsberg, Jacques Klein, Sergei Dorensky, Dayse de Luca e Carmen Prazzini, mestres com quem se aperfeiçoou em interpretação.

Como solista já esteve à frente de orquestras como a Sinfônica Brasileira, Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso, Cedar Rapids Symphony, University of Iowa Chamber Orchestra, Banda Sinfonica da Cidade de Córdoba (Argentina), Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo. 

Como camerista, uma atividade que também lhe é muito cara, apresentou-se ao lado de alguns dos mais importantes artistas do país como Noël Devos, José Botelho, Paulo Sérgio Santos, Altamiro Carrilho, Alceu Reis, Aloysio Fagerlande, Radegundis Feitosa, Carol McDavit, Matha Herr, Rosana Lamosa, Pedro Amorim, Rildo Hora, Nicolas Krassik, Maria Bragança, Paulo Mendonça, Léo Gandelman, e Quinteto Villa-Lobos, além de outros consagrados instrumentistas internacionais como Alain Marion, Alain Damiens, Leopold La Fosse, Leon Biriotti, Paula Robinson, Bruno Totaro, dentre outros.

Já participou de 14 das Bienais de Música Brasileira Contemporânea, realizando várias estreias mundiais e locais de obras, algumas delas a ela dedicadas, de compositores como Ronaldo Miranda, Tim Rescala, Glicia Campos, Harry Crowl, Gilberto Gagliardi e Leandro Braga. 

Na área acadêmica, tem compartilhado suas experiências em cursos, workshops e Festivais de Música por todo o Brasil como o Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais, Festival de Inverno de Campos dos Goytacazes, Curso Internacional de Verão de Brasília e Festival Vale do Café (Vassouras, RJ). Maria Teresa Madeira é, ainda, patrona do Concurso Nacional de Piano que leva seu nome, dedicado a revelar talentos de todas as faixas etárias.

João Paulo Casarotti

Sócixs  Beneméritxs  são aqueles indicadxs e aprovadxs por Assembleia Geral que possuem relevantes serviços prestados à Associação ou relevantes contribuições financeiras realizadas.

Agradecemos ao @jpcasarotti por todo apoio, espaço e infraestrutura dadas  para a assembleia de fundação da ABPC durante o @eipianopira 2021. 

Casarotti é doutor em Piano pela Louisiana State University, mestre em Piano Performance e Pedagogia do Piano pela Temple University e em Pedagogia do Piano pela University of North Dakota, além do Bacharel  pela USP e um Certificado de Performance da Academia Nacional de Música em Sofia-Bulgária. Entre seus professores estão Michael Gurt, Sheila Paige, Maria Del Pico Taylor, Mauricy Martin, Sergio Gallo, Gilberto Tinetti, Victor Tchouchkov, Marisa Lacorte e Cecília Bellato. 

Tem se apresentado como pianista solista e camerista no Brasil, EUA, Bulgária, Taiwan, Coreia do Sul, Thailandia, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Se apresentou com orquestras no Brasil e Estados Unidos e no Seinert Hall em Boston e Steinway Hall em Nova Yorque. É pesquisador das obras de Ernest Mahler para piano e também especializou-se na Abordagem Taubman, tendo estudado  com a própria Dorothy Taubamn  e sido assistente nos Seminários Taubamn . Recentemente foi nomeado professor da Keyboard Wellness Semniar at University of North Texas. 

Desde 2009, Dr. Casarotti ensina a distância pianistas do Brasil, Eua e  Europa em seu piano studio online. Criou a Southern University Online piano studio em 2013, isso o rendeu consultorias em universidades do Brasil e EUA bem como na conferência nacional de pedagogia do piano (NCKP). 

Dr. Casarotti ensinou na Univertsity of North Dakota, Temple University, Temple Preparatory School, Darlingotn Arts Center e Escola de Música de Piracicaba. É professor assistente de Piano e Pedagogia do Piano e coordenador de estudos de piano da Southern University in Baton Rouge, Louisiana. 

É idealizador e diretor artístico do Encontro Internacional de Pianistas em Piracicaba, Encontro de Pianistas do Vale do Aço e do Piracicaba International Piano Competition.