ELISAMA GONÇALVES
Docente da Escola de Música da UFBA e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA (PPGPROM). Doutora em Artes Musicais (Piano Colaborativo/Música de Câmara e Coaching Vocal) pela North Dakota State University, Estados Unidos (2020). É Mestre (2014) e graduada em Música pela UFBA (2011). Especialista em Educação Digital pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Especialista em Educação Especial Inclusiva pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: Piano Colaborativo, Música de Câmara, Dicção Lírica, Ensino de Piano, Práticas Musicais Coletivas e Educação Musical. Tem atuado como camerista e coaching vocal em salas de concerto, festivais, produções de ópera e competições no Brasil, Argentina, Peru, Portugal e Estados Unidos. Desde 2011, integra o corpo de servidores técnicos da Universidade Federal da Bahia no cargo de pianista colaboradora. Foi professora do curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado da Bahia. É organizadora do livro Vamos ensaiar? Planejamento e metodologias de ensaio em música, lançado pela EDUNEB em 2023, idealizadora e coordenadora do Curso de Extensão da UFBA “Dicção Aplicada ao Repertório Vocal” e pianista do Quinteto BR5: grupo de câmara formado por quatro trombones e piano que tem realizado concertos em todo o Brasil e em países como Argentina e Estados Unidos.
FERNANDO VAGO
Fernando Vago é um pianista capixaba com uma trajetória dedicada ao estudo da performance, pedagogia e literatura do piano, com especial interesse pela promoção do repertório brasileiro. Atuou como docente e pianista colaborador na Faculdade de Música do Espírito Santo (2014-2017) e, desde 2017, como professor de Piano na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nesta instituição, integra o Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens; foi coordenador do programa de extensão Oficinas de Música da UFJF (2018-2022), do curso de Licenciatura em Música (2019-2024) e lidera o grupo de pesquisa em Performance, Literatura e Pedagogia do Piano. Bacharel em Piano pela Faculdade de Música do Espírito Santo (2011), Mestre em Piano pela University of Kentucky (EUA, 2014), Doutor em Música pela Unirio (2017) e Licenciado em Música pelo Centro Universitário Claretiano (2018). Foi vencedor de concursos nacionais como Edna Bassetti Habith (2010), Souza Lima (2011) e Arnaldo Estrella (2014). Recebeu o Nathaniel Patch Award (2013) e premiações em nível estadual e regional na MTNA Young Artist Competition (2012/2013). Foi um dos propositores do grupo de trabalho em Pedagogia do Piano da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM, 2021-2023) e do comitê de formação do pianista colaborador da Associação Brasileira de Piano Colaborativo (ABPC, 2024). Publicou, em coautoria com Maristela Rocha, o livro Dezesseis estudos para piano de Ian Guest: reflexões interpretativas e pedagógicas (Editora UFJF, 2023); e o livro Arranjos didáticos de música da tradição oral para piano complementar: propostas metodológicas a partir de uma pesquisa-ação na Faculdade de Música do Espírito Santo (2025).
NATÁLIA SPOSTES
Natália Spostes é Mestra em Música pela UNICAMP e Bacharel em Piano Performance pela mesma Universidade. Pesquisadora na área da história do piano colaborativo, Natália concluiu também uma pós-graduação lato sensu em História da Música pela Unyleya. Natália foi pianista colaboradora do grupo Nuo Ópera Lab e integrou, na mesma função, a Companhia Abridged Opera (Canadá), durante o período em que aprofundou seus estudos em acompanhamento vocal. Natália é pianista colaboradora do Ópera Studio do Instituto de Artes (UNICAMP), acompanha coros e integra orquestras sinfônicas. Natália é também coordenadora do Concurso Nacional de Piano Pró Música e, além de sua frequente presença em recitais e Masterclasses, acompanhando cantores e instrumentistas, Natália apresenta o Pianissimo Podcast, dedicado à divulgação acerca do universo pianístico.
CLENICE ORTIGARA
Clenice Ortigara é professora concursada na UNESPAR/Campus de Curitiba I – Embap desde 2010. Concluiu os cursos de Bacharelado em Piano e Licenciatura em Música na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e Duplo Mestrado nas áreas de Piano, Música de Câmara e Ópera na University of Missouri, nos Estados Unidos.
Detentora de mais de 20 primeiros prêmios em competições nacionais e internacionais de piano e música de câmara. Destaque para o prêmio de Melhor pianista camerista (“Achievement Award Outstanding Accomplishments and Dedicated Service in Accompanying – Dept. of Music”) da University of Missouri.
Idealizadora e coordenadora geral de vários projetos de extensão universitária: Encontro de Música de Câmara da UNESPAR/Campus Curitiba I – Embap com 8 edições realizadas; O Piano na Música de Câmara; Belas no TRT-PR em convênio institucional com o Tribunal Regional do Trabalho 9ª região. Atuou como pianista ensaiadora, cravista e organista do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba com participação em concertos nas temporadas oficiais como pianista, cravista e organista efetiva da Camerata Antiqua de Curitiba de 2010 a abril de 2023. Têm sido regularmente convidada como professora de piano e colaboração pianística em vários festivais de música como as Oficinas de Música de Curitiba (26 edições), FEMUSC (3 edições) e Festival de Música de Londrina (6 edições). Ao longo de 14 anos de docência universitária vários grupos da sua classe de música de câmara foram agraciados com primeiras colocações em importantes competições de música de câmara no Brasil. Discografia: Obras Brasileiras para Clarinete e Piano (2013), Rodrigo Herrmann Vida e Obra (2014), Viagem Infinita (2017), Música Brasileira para Clarinete e Piano CD/DVD (2019) disponíveis para streaming nas plataformas digitais.
LUCIANO AZEVEDO
Pianista, Bacharel (2008) e Mestre (2022) em Música pela UFBA. Licenciado em Música (2025) pelo Centro Universitário Claretiano e Doutorando em Educação pelo PPGED-UFPI na linha História da Educação Musical. Servidor técnico em Música-Pianista na Universidade Federal do Piauí, colaborando com alunos, professores e convidados nas atividades de ensino e extensão dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música. Entre seus trabalhos mais recentes como pianista colaborador, destacam-se participações em festivais e eventos como: FEMACO-Festival Maranhense de Coros, Semana da Voz do Maranhão, Laboratório de Ópera da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa, Festival Internacional de Música de Campina Grande, montagens de CARMINA BURANA, LEONOR( ópera ), As 4 ESTAÇÕES de Vivaldi para a Escola Estadual de Dança do Piauí Lenir Argento, Curso de Saúde e Técnica Vocal para cantores( Secult-Piauí) ministrado pela profa. Maristela Gruber( Brasil-Espanha), Brasilidades- música para voz e piano, com as cantoras Késsia Lopes e Mísia Tavares. Participa como pianista colaborador convidado em recitais e concertos da Escola Estadual de Música Possidônio Queiroz, Instituto Federal do Piauí, Madrigal Vox Populi e do Coral da Secretaria de Justiça do Piauí. Atua no segmento de música popular, colaborando com importantes nomes da música piauiense como Carol Costa, Flávio Moura, Luana Campos, Sérgio Matos e Soraya Castelo Branco, em diversos eventos corporativos e privados.
ADRIANA AZULAY
Adriana Azulay é pianista natural de Belém, Mestre e Doutora em Música de Câmara, Membro da Academia Paraense de Música, cadeira 36, integrante do grupo “Sexteto de 7”, e “Duo Azulay”. Professora de Música de Câmara e pianista colaborativa da Escola de Música da UFPA, e Diretora Adjunta do Instituto de Ciências da Arte/UFPA.
CECÍLIA MOITA
Iniciou seus estudos de piano aos 4 anos, com a Profa. Haydée Spanopoulos. Posteriormente, teve aulas com a Profa. Heloisa Zani. Possui graduação em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), e Pós-graduação na Faculdade Santa Marcelina em Pedagogia do Piano (2017). Concluiu seu mestrado profissional na Universidade Federal da Bahia em 2022, com foco no seu trabalho de pianista colaboradora. É pianista da Orquestra Sinfônica Municipal, no Theatro Municipal de São Paulo. Em 1995, frequentou o Curso de Arranjo e Improvisação com Nelson Ayres e em 1997, curso de Jazz –JVC, na Manhattan School of Music (Festival de Jazz de Nova York). Desenvolve amplo trabalho de camerista, tendo acompanhado em recitais e Masterclass músicos como: Philip Smith , Alexandre Baty, Jason Bergman, Pacho Flores (trompete), Emmanuel Pahud (flauta), Pierre Volders, Jorgen van Rijen, Adrian Welleman (trombone), Julian Rachlin (violino). Em maio de 2015 realizou recital com Daniel Auner(violino) no Brasil e em Viena- Áustria. Foi pianista acompanhadora de metais da EMESP de 2006 a 2015, e do Instituto Baccarelli de 2013 a 2019. Em 2021, no 51º. Festival de Campos do Jordao, atuou em todos os masterclass com artistas internacionais de todos os instrumentos de orquestra. Participou Trumpet Jazz Brasil em 2023, 2024 e 2025, acompanhando Jens Lidermann e Marco Pierobon, dentre outros. Em 2023 ministrou masterclass na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e 2024 na Neojibá (Salvador). Atuou como solista nas seguintes orquestras: Orquestra Jovem Estadual Maestro Eleazar de Carvalho, Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo, Orquestra de Campinas, Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica Municipal, e com a Orquestra Petrobrás Sinfônica. Tem participado ativamente como pianista convidada da Temporada Osesp 2024, participando da turnê Europa OSESP , em agosto de 2024, como pianista e organista, nos concertos de Santander (Espanha), Edinburgh (Escócia), Amsterdã (Holanda), Wiesbaden e Berlin (Alemanha). Teve seu nome citado no jornal “The Guardian”, em critica sobre o concerto na Usher Hall, em Edinburgh, por Keith Bruce, em 21 de agosto de 2024: “This was a full-fat Alpine, (R.Strauss), but Fischer ensured all the detail was there too, the São Paulo front desks supplying some very fine solo voices. Special credit goes to the orchestral pianista Cecilia Moita, who put in a crucial shift on the Usher Hall organ on very short acquaintance”. Em 2025, participou como pianista convidada na turnê da Osesp no Festival Internacional de Música de Bogotá.
HILO CARRIEL
Hilo Carriel é um maestro e pianista amazonense. Ocupa o cargo de pianista titular do Coral do Amazonas desde 2012. Acumula experiências como pianista colaborador em diversas edições do Festival Amazonas de Ópera e extensa colaboração com coros e solistas vocais e instrumentais. Estudou piano com Halina Kuushynchykava e acompanhamento ao piano com Eileen Cornett.
LUCAS BOJIKIAN
Bacharel em piano pelo Instituto de Artes da Unesp, iniciou seus estudos de piano aos 5 anos de idade, na cidade de Bauru-SP. Sua formação pianística contou com a orientação de Regina Damiatti, Eda Pinto, Neusa Maria Ferreira, Miriam Braga, Nely de Alencar, André Rangel, Marisa Lacorte e Luciana Noda(com quem iniciou um trabalho atualmente). Pianista versátil, tem experiências que incluem desde a atuação como pianista na formação de euritmistas e ensino de piano até atuações como correpetidor de óperas(incluindo as do prestigiado Festival de Ópera do teatro Amazonas) e musicais da Broadway, como pianista de ensaio e integrante da orquestra. Desde 2015, reside em João Pessoa-PB onde atua como pianista colaborador concursado do Departamento de Música da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), onde tem realizado diversos recitais de música de câmara em colaboração com professores e alunos. Foi solista na temporada de 2018 da OSPB e no primeiro concerto da temporada de 2025 da OSJPB. Atua em diversos projetos em Recife e Natal (recitais de música de câmara, encontros, gravações e etc.). Atualmente também é professor da EEMAN(Escola Estadual de Música Antenor Navarro) e desenvolve trabalhos como professor e pianista de diversos instrumentistas da cidade de João Pessoa.
CRISTINA SALLES
Cristina Salles é pianista, educadora musical e gestora. Mestre em Música (UFBA), Bacharela e Licenciada em Música/Piano (UFRJ), com especialização lato sensu em Supervisão Escolar (Universidade Cândido Mendes). Possui formação técnica em Música (Piano) pela Escola de Música da UFRJ e cursos de extensão em Iniciação Teológica (PUC-Rio) e Arte Contemporânea (Instituto Arte na Escola). Atuou como professora da Rede Municipal do Rio de Janeiro (Escola Rodrigo Otávio Filho, aposentada) e na coordenação da Diretoria de Formação e Iniciação Continuada da FAETEC (eixo Música, Teatro e Artes Plásticas). Atualmente é coordenadora da Escola de Música da FAETEC Unidade Marechal Hermes, onde também leciona Piano/Teclado e rege o Coro da instituição; é regente do Coro da Basílica do Imaculado Coração de Maria e professora de Educação Musical e de História da Arte no Instituto Nossa Senhora da Piedade no Rio de Janeiro.
DANIEL BENITZ
O pianista Daniel Benitz, natural de Porto Alegre, recebeu em maio de 2015, o título de Mestre em Música pela Universidade do Colorado em Boulder. Lá, estudou e trabalhou com ênfase na colaboração vocal e instrumental. Durante o período entre 2016 e 2019, Benitz trabalhou como pianista do Coral Unisinos Anchieta e da Orquestra Unisinos Anchieta, em São Leopoldo, RS. Em 2017, Daniel e o cantor Juliano Barreto produziram e interpretaram o espetáculo musical original “Ritual Tempo Negro”, que estreou no Teatro Renascença, em Porto Alegre. Benitz atuou também como correpetidor vocal nas edições de 2017 e 2018 do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas-RS e da edição de 2018 do Festival de Inverno da UFSM, em Vale Vêneto-RS. Em 2022, Daniel atuou como pianista do pioneiro curso Ópera Estúdio promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA). Desde setembro de 2022 atua na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) como pianista colaborador efetivo, concursado com o cargo de Técnico Administrativo.
GERMANO MAYER
Integra o quadro docente do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) como professor de piano e disciplinas afins. Doutorou-se pela Universidade de Iowa (EUA) em performance e pedagogia do piano (2017). É bacharel em música (2003) e mestre (práticas interpretativas – 2005) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ao longo de sua carreira, foi professor substituto da UFPEL, professor colaborador da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), pianista instrutor da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, e assistente de ensino na Texas Tech University (Lubbock, TX – EUA). Sua experiência abrange a docência musical voltada para as práticas interpretativas, extensão universitária e pesquisa. Vem desenvolvendo trabalhos artísticos como pianista solista e em conjuntos de câmara no Brasil e exterior. Atualmente gerencia os cursos de Bacharelado em Música da UFPel como coordenador (2023-2026).