Comitês de Trabalho
Comitê 1: Tem como objetivo unificar ideias, discutir e traçar encaminhamentos sobre formação do pianista colaborador.
Serão abordados aspectos como:
- Identificação das habilidades mais importantes para atuar como pianista colaborativo
- Como desenvolver cada habilidade para pianistas/estudantes de níveis iniciante, intermédiário e avançado;
- Estratégias de ensino nas situações de música de câmara instrumental, música de câmara vocal, ópera, dança, côro…
- Analisar planos de curso em disciplinas de universidades, escolas técnicas, escolas privadas de ensino de Música de Câmara, Prática de Acompanhamento, Piano Colaborativo
- Ensino de Técnicas de ensaio nos diferentes grupos musicais.
Comitê 2: Tem como objetivo unificar ideias, discutir e traçar encaminhamentos traçar encaminhamentos sobre habilidades e especificidades do piano colaborativo.
Serão abordados aspectos como:
- Habilidades essenciais para pianista colaborador;
- Quais as habilidades mais importantes para atuar em grupos de música de câmara instrumental, grandes grupos instrumentais (orquestra, banda sinfônica…), grupos de Música de câmara vocal, grandes grupos vocais (coro, ópera, teatro musical…), danças, euritmia…
Comitê 3: Tem como objetivo unificar ideias, discutir e traçar encaminhamentos sobre o mercado de trabalho e inserção profissional do pianista colaborador.
Serão abordados aspectos como:
- Espaços de inserção profissional do Pianista colaborador nas diferentes áreas tais como teatros, espaços de ensino fundamental, técnico, superior, espaços de ensino informal, projetos sociais;
- Regimes de trabalho tais como contrato MEI, CLT, estatutário, suas vantagens e desvantagens
- Mapeamento dos valores cobrados nos diferentes estados do Brasil
- Recomendações importantes aos instrumentistas tais como informações sobre horários, como entregar partituras, o que está incluído no cachê?….), e também aos pianistas, tais como questionamentos importantes antes de se definir o valor a ser cobrado, diferentes expectativas acerca da atuação do pianista em diferentes contextos: côro, ópera, universidades, escolas técnicas, dança, teatros…
Comitê 4: Tem como objetivo unificar ideias, discutir e traçar encaminhamentos sobre pesquisas acadêmicas e possibilidades de linhas de pesquisa em Piano Colaborativo.
Serão abordados aspectos como:
- Levantamento das pesquisas sejam sobre ou que envolvam PC e separar em categorias para identificarmos quais áreas tem mais, quias tem menos e quais não tem nenhuma pesquisa já feita, tais como pesquisas sobre música de câmara instrumental com piano, sobre música vocal com piano, sobre o piano nos grandes grupos, sobre piano e corpo (dança, euritmia, teatro…)
- Pesquisar nos PPGs quais programas possuem maior produção, explicitando uma ênfase na área, quais programas teriam maior possibilidade de abertura de uma linha de pesquisa em PC.
Fique ligado(a)!
Todos as reuniões dos comitês são online e abertas à todos que quiserem participar, sócios e não sócios. Queremos construir conhecimento advindo da coletividade dos que atuam na área de piano colaborativo.
Para saber as datas, horários e links, siga a ABPC no Instagram (@ass_bras_de_piano_colaborativo) e Facebook (@associacaobrasileiradepianocolaborativo).